segunda-feira, agosto 27, 2007

Artigo publicado no Correio da Manhã



O antigo Cinema Ossónoba em Estoi está a ser alvo de uma empreitada de recuperação e valorização, por forma a transformar o espaço num centro de recreio e lazer. O objectivo da autarquia farense é integrar o espaço nos pólos ao serviço da estratégia cultural para o conselho, com a vantagem de expandir essa dinâmica a uma aldeia do interior.


O objectivo é dotar esta aldeia do barrocal algarvio de um espaço cultural polivalente e complementar � dinamização económica e turística que a área começa a ter, disse, ao CM, José Apolinário, presidente da Câmara de Faro.

O antigo cinema Ossónoba está há muito desactivado. Foi inaugurado em Agosto de 1950 por iniciativa de José Zeferino, um benfeitor cujo centenário do nascimento se comemora, precisamente, no próximo ano.

Arrendado à Câmara há dez anos, o edifício, elemento emblemático de arquitectura datada, está a ser sujeito a obras de recuperação exteriores e interiores. A empreitada está orçamentada em 315 mil euros, parcialmente comparticipada por fundos comunitários. A obra estará concluída até ao final do primeiro trimestre de 2008.

Apolinário disse ao CM que aquele espaço vai ser integrado na estratégia cultural que abrange outros pólos no concelho, como o Teatro das Figuras, por forma a "garantir que seja pujante e dinâmico", com programação ao longo de todo o ano.