segunda-feira, outubro 13, 2008


Estoi: Pousada derrapa no tempo e no dinheiro



13-10-2008 6:24:00
A juntar ao investimento inicial, a Câmara de Faro vai agora investir mais de dois milhões de euros na recuperação dos jardins e acessos da futura pousada de Estoi. Edifício abre as portas em 2009.

A autarquia farense vai investir cerca de 680 mil euros nos acessos e um milhão e meio de euros na recuperação dos jardins e estatuária do antigo palácio de Estoi, anunciou José Apolinário, presidente do município, em entrevista ao Observatório do Algarve.

A este valor juntam-se os cerca de 12 milhões de euros já investidos, co-financiados em 75 por cento por fundos comunitários (PRIME - Programa de Incentivo à Modernização da Economia) e pela Enatur que assegura os restantes 25 por cento.

Acrescem ainda os 750 mil euros gastos pelo município na aquisição do imóvel em 1987.

No protocolo celebrado entre a Enatur – Empresa Nacional de Turismo – e o município de Faro, a autarquia ficou responsável pela execução dos acessos e saneamento básico a que acresce agora “a recuperação da fonte, numa zona de acesso às antigas cavalariças, que não estava no projecto já desenvolvido e que se revela indispensável executar para abrir a pousada em condições aceitáveis”, esclarece José Apolinário.

O edil farense acrescenta ainda que o investimento da autarquia representa a recuperação do património “que faz parte da identidade do município” e dos jardins que serão “de acesso ao público”.

Relativamente à questão da exploração do espaço pelo Grupo Pestana, que não investiu qualquer capital no projecto da pousada, Apolinário certifica que o edifício continua a ser propriedade da câmara e que a função do referido grupo é “explorar o empreendimento em termos turísticos durante um período de concessão que há-de de ser até 2030”.

“A Câmara adquiriu o palácio em mandatos anteriores e posteriormente celebrou um protocolo com a Enatur para que esta viesse a desenvolver uma pousada no palácio de Estoi. Entretanto, o Estado deliberou proceder à concessão da exploração das pousadas a uma empresa privada [o Grupo Pestana]”, justifica o autarca.

A concretização das obras de recuperação e construção da pousada estavam previstas para Setembro último mas o projecto tem sofrido alterações diárias “o que prorrogou o prazo de execução da empreitada”, assegura Eduardo Aniceto, fiscal da obra.

Prevendo que as obras estejam concluídas até Dezembro deste ano, José Apolinário admite que só em Março de 2009 poderá estar a cortar a fita da inauguração da Pousada de Estoi..
Isa Barros

Fonte:
Observatório do Algarve.
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?site_lang=pt¬icia=25285