sexta-feira, agosto 18, 2006

Opiniões.

O Blog é de todos os estoienses. Eis um texto de um estoiense emigrante:

Eu fui ver as fotos no URL que me mandou, mas não vejo o Largo acabado.
Vejo sim dois candeeiros, um perto da bica e outro mais abaixo, mas o que está perto da bica está ao contrário; em vez de iluminar o largo está a iluminar... nem sei o quê!?
Vejo também os candeeiros antigos nas paredes, que eu adoro e seria para mim, um verdadeiro crime e devia ser castigado como tal, se alguém os remover para substituir por uma coisa mundana como os candeeiros que eu vejo perto da bica e o outro no meio do largo.
Eu sei que a beleza é uma coisa subjectiva e que o que é lindo para uma pessoa pode ser lixo para outra.
Neste caso, estes novos candeeiros para mim, parecem um trapo encharcado em "trampa" atirado a uma das nossas paredes acabadas de ser pintadas de branco.
Dito isto, para mim, o que conta na realidade é a história desta aldeia TIPICA, ALGARVIA, que continua com as suas seculares festividades e costumes, as quais atraem milhares de pessoas de todos os lados e que o povo que vive nela, adora.
Para mim, como dizia, o que deve contar é o voto dos moradores e das pessoas que pagam as taxas das suas casas nesta nossa querida ALDEIA e que como em qualquer democracia no mundo, devem ser ouvidas antes de qualquer coisa que afecta a normalidade das suas vidas e das coisas que adoram, seja mudada.
Também sei que as pessoas da nossa terra, falam umas com as outras, mas nunca querem ir a uma dessas reuniões e expor as suas opiniões, o que as magoa, e depois ficam muito aborrecidas; eu nem sei se fazem essas reuniões para o público.
Eu nasci na Rua Visconde de Estoi, na casa dos meus avós maternos, há já 59 anos e acredite que sei o que estou a dizer.
Desculpe lá o desabafo, mas eu sou um dos Estoienses que ódeia que tranformem a minha terra natal, na qual pago as minhas taxas, em qualquer coisa que não é e nunca foi: uma aldeia moderna.
Bem, parece-me que já chega de falar do que eu pensso.
Se quizer pôr esta e-mail no "blog", tem autorização minha.
Desculpe lá os erros que cometo, mas eu raramente escrevo em português. Se me descuido nem em português nem em inglês.

Eu fico tão triste de ver esses candeeiros, que não calcula. Não faço ideia de quem foi essa arquitectura, mas posso dizer-lhe que aos meus olhos, eles não pertencem aí de maneira nenhuma.
Sabe onde usam esses candeeiros aqui? Ontem quando vinha com a minha mulher na auto-estrada, olho para os candeeiros que estão nos lados e disse para a minha mulher: olha, estes candeeiros são exactamente iguais aos que eles puseram no largo lá em Estoi.
Até parece que foram importados de cá!
Uma vez mais, não só pode colocar esse e este texto em meu nome, mas deve e agradeço se o poder fazer.
Um abraço,
Domingos
---
Devo dizer que não é pelo facto de também eu achar que estes lampiões não são de cá que coloco no nosso Blog este texto. Se a opinião fosse contrária e me fosse pedida a publicação agiria do mesmo jeito.
Rui Norte