sexta-feira, agosto 28, 2009

Cinema Ossonoba regressa ao activo

FARO: Cinema Ossonoba regressa ao activo
27-08-2009 18:01:00

O programa de Festas da Cidade de Faro inclui vários momentos culturais. Em agenda está também a inauguração do Cinema Ossonoba, em Estoi.
cinemaossonoba.jpg
Ver Galeria

O Dia da Cidade de Faro comemora-se a 7 de Setembro, data em que, em 1540, a vila de Faro foi elevada a cidade, mas as festas arrancam mais cedo.

Logo no dia 4 de Setembro começa a Feira do Cavalo, em Estoi, que se prolonga até dia 7 e conta com a presença do cavaleiro João Moura, numa corrida de touros.

Ainda em Estoi, no dia 7, será inaugurado o edifício do antigo Cinema Ossonoba, agora requalificado (ver notícia). O espaço será, em data ainda a determinar, palco de um espectáculo com a participação de vários grupos culturais de Estoi, apurou o Observatório do Algarve junto de fonte da autarquia.

Teatro, música e prémios

A fadista Joana Amendoeira é a convidada deste ano para encerrar as Festas da Cidade com um espectáculo no Palco da Doca, dia 7, às 21h30, onde participa também o cantor farense Rui Baeta.

No dia anterior, no mesmo local, às 22h00, a banda Iris irá partilhar o palco com a Rockestra (grupo juvenil que interpreta música clássica com instrumentos rock) e o Ensemble Petrov.

No leque de eventos que assinalam o Dia da Cidade destaque ainda para a entrega do Prémio Nacional de Poesia, António Ramos Rosa, a João Rui de Sousa pela obra “Quarteto para as Próximas Chuvas”, dia 4, às 18h00, na Biblioteca de Faro e, ainda na Biblioteca, apresentação do Livro de Memórias de Franklin Marques, dia 5, às 21h30, com a presença de Mário Zambujal.

Mas, o programa não se fica por aqui. Há teatro, com a peça “Canto Nono”, pela ACTA (dia 4, 22h00, Baixa de Faro), e no mesmo dia a inauguração do Centro UNESCO no Algarve.

A 5 de Setembro acontece o Encontro Nacional de Criadores do Rafeiro Alentejano (16h30, Passeio da Doca); o Festival Etnográfico Gorjonense (20h30, Gorjões); concerto da Orquestra Sinfónica Jovem e Coro Sanlúcar La Maior (21h30, Teatro das Figuras); performance “Saia que Gritas”, por Úrsula Mestre (22h30, zona da Doca); e Noite da Juventude com as bandas “Nome” e “La Plante Mutante” (23h00, Palco da Doca). A 5 e 6, o Clube Caça & Pesca Montenegrense promove uma Festa de Verão.

O Dia da Cidade é assinalado com o desfile dos Bombeiros Voluntários e Municipais, ao som de fanfarra (09h00, Largo do Município). A sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, começa às 09h30 e inclui a entrega de Medalhas da Cidade.

Segundo José Apolinário, os “nomes do medalhados serão aprovados em reunião de Câmara, no dia 1 de Setembro”. O edil farense falava, hoje, durante a apresentação do programa de Festas da Cidade, escusando-se a adiantar qualquer dos nomes que será sujeito a votação.

Ainda no dia 7, será inaugurado o Monumento aos Combatentes, localizado na rotunda da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, haverá passagem de meios aéreos da Força Área Portuguesa e salto de Para-quedistas, no Largo de São Francisco, às 13h05.

Ao fim da tarde, às 18h00, o Teatro das Figuras abre portas à população com diversas actividades gratuitas.